O que não sabemos sobre a questão do Afeganistão.

São a tantas as notícias da tomada de poder pelo Taliban em Cabul e de seus desdobramentos, que não tem sentido sobre isso relatar.

Contudo interessa, em razão do que considero ser um interesse velado de terceiros, sejam esses pessoas e/ou paises comentar.

Sou da opinião que a ordem de retirada, que não é novidade, apesar de ter sido emitida pelo presidente anterior, que teve presença e atuação conturbada do início ao fim de seu governo, não poderia em hipótese alguma ser cumprida.

Entendo perfeitamente o interesse legítimo do atual presidente dos Estados Unidos de não querer deixar para o próximo a responsabilidade e o custo dessa guerra. Sou também ideologicamente a favor do fim da guerra. De modo que é fácil endossar qualquer ação nesse norte.

A dinâmica dos fatos que ocorreram após a tomada de poder em Cabul, independente de terem sido rapidas demais ou não me fizeram refletir.

Como pode uma nação que há vinte anos é guerreada ressurgir tão rápido com armas tão sofisticadas? Uma guerra não se luta com boa vontade tampouco se ganha com equipamentos velhos. Alguém esta ali financiando isso. E não acredito que seja a economia local, não.

Ficou claro que faltou articulação política dos Estados Unidos com o resto do mundo em relação a isso. E porque faltou? Talvez porque os únicos parceiros estratégicos que tem capacidade de ajudar, penso rapidamente na Russia e na China, não estão interessados.

As barbaridades estão ai. As fotos são chocantes. Os ditos direitos e garantias conquistadas de igualdade e liberdade entre homens e mulheres em relação as suas famílias e trabalho foram extintos de imediato.

A fuga do antigo presidente e demais membros integrantes do governo a jato so comprova o muito que ali existe não sabemos.

E o que não sabemos sobre aquele povo, aquela terra e aquela guerra? Minimamente que não era novidade a volta do regime. Realisticamente que o regime é explicitamente financiado por outras nações.

A partir daí compreendo que estamos diante de uma questão muito complexa. Vai muito além do que entendo por desculpa o suposto vínculo de osama bin laden. Esse conflito permanente simboliza a disputa de poder traduzida por uma guerra local. Sangrou uma nação em soldados, tempo e dinheiro em uma luta sem vencedores. Consolidou o isolamento dos Estados Unidos de outras nações.

Qual será de fato o desdobramento disso, quem viver verá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s