Liberdade é….

O que “liberdade” significa para você?

Quando penso no termo liberdade o primeiro pensamento que vem a mente é o livre arbítrio. Penso que sou livre para agir conforme a minha vontade. Pelo menos no campo do pensar posto que a vida em sociedade nos impõe viver e aceitar esse termo de forma completamente diferente.

A questão fica complexa quando depois de alguns anos passamos a entender que devemos analisar o termo sem emoção, portanto, ainda que a definição precisa nos ensine que a liberdade de pensar e falar sem restrição, ou de tomar decisão e viver de acordo com sua convicção seja demonstração de liberdade na prática ela não existe.

Demorei um tempo a perceber o quanto somos tolhidos de ser livres. E o tempo que passamos ao telefone é apenas a ponta do iceberg.

Foi rápido demais. Em 50 anos a televisão dominou o rádio e os usuários on line pelos chats derrubaram revistas e jornais.

O noticiário não faz mais perguntas, aproveita o sentimento en torno da notícia e amplifica o fato reproduzindo vídeos dos telespectadores e daqueles que testemunharam os fatos para provocar no gado a sensação de liberação de dopamina na chamada para a reprodução de outro vídeo.

Então é fácil compreender o porquê existem pessoas muito ligadas a distribuição de conteúdo, que pode até ser notícia, em detrimento do julgamento e da análise de valor em relação ao fato e acontecimento.

É fácil perceber outro aspecto inerente a eventual moderação pela suprema corte do ambiente online mormente no que diz respeito as empresas fornecedoras de platatorma de comunicação sob pretexto de combate a fake news por conta do efeito devastador das emoções que surgem pela leitura sem discernimento do conteúdo online.

Se de um lado todo mundo é livre para fazer de sua vida o que deseja, me pergunto que liberdade existe no ato de disciplinar e exigir conduta diversa de outro?

Acho que esse é o ponto por trás da grande polêmica da fake news. É da falência dos meios de comunicação que se aproveitaram de um conjunto de fatores proporcionado pela tecnologia e valendo-se dessas variáveis passou a controlar em um nivel macro o povo.

Quando voce tem instituições e pessoas, fisicas e juridicas, ligadas não só a notícia como também ao entretenimento buscando espaço na normalização de uma faculdade autônoma se pergunte porque e reflita se isso é justo.

Moro no Rio de Janeiro uma cidade maravilhosa, palco de violência diária, falta de educação, falta de água, falta de luz, falta de dignidade a muitos cidadãos e o problema aqui esta longe de ser a fake news.

Do presidente ao prefeito e governador, do ciep ao ciac, falta de creche, falta de saúde, me espanto ao ligar a TV e assistir o RJTV noticiando esses fatos como se fosse novidade.

Novidade é que um olhar crítico quando ninguém assume culpa, quando o judiciário não pune, a escola não educa e o trabalho não proporciona melhor qualidade de vida para muitos e não se pode reclamar.

A tal da democracia exige o direito de resposta, réplica, treplica em debate eleitoral, tudo improdutivo.

A verdade é que liberdade no mundo moderno não existe. Quando on-line significa estar sob um contrato cuja regulamentação é mais restritiva do que diz a constituição, não somos livres, somos burros e burocráticos.

Ainda que seja o sistema constitucional desenhado para ter o comando e última decisão do judiciário romantizado por alguns como poder moderador, quando se analisa a disparidade de decisões tomadas sob o mesmo sistema legal e nacional, tudo torna-se frágil.

Bem entendo que fazem o melhor, trabalham muito e são vítimas do sistema que deixaram criar… no entanto falham ao colocar o interesse social do estado em toda e qualquer relação particular. Falha ao moderar os interesses do particular considerando o interesse social do que julga e entende ser a sociedade ideal.

Porque ideal no mundo não ha. Um gordo obeso não caberá no assento de qualquer avião e a decisão tecnica de adaptar um assento que tem seu custo calculado pela taxa de ocupação não cabe ao Estado. De igual forma combater crime é sempre bem vindo no entanto normalizar as relações das pessoas pelo que se deve pensar e interpretar delas é outro erro histórico.

Sem fim sem possibilidade de critica, portanto, liberdade é modernamente uma faculdade do passado que até neste artigo esta limitada as denúncias e moderação ao site.

Quanto mais vivo mais penso como vão agir estadistas e filósofos e pessoas independentes?! Ate quando vão se enquadrar nesse conceito.

Viva a Liberdade.

F

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s