App vilão, falso ou verdadeiro

Parece que chegou no Brasil o que reparo vem sendo tendência mudial de cobrar e oferecer servico sem responsabilidade, porque ao final o tomador é apenas uma interface entre quem contrata e entrega e exime-se da responsabilidade.

Então voce chama um carro no Uber que não de responsabiliza pelo motorista nem pelo transporte apesar de descontar uns centavos da corrida.

A inversão na transferência de responsabilidade de aplicativos para usuários é uma nova constante. Tão perversa quanto a falta de personificação dos que nos respondem via app.

Derrepente a PJ assina tudo sem e as mensagens, e-mails chegam sem que por trás disso haja um responsável. Parece ser normal esse atendimento ineficiente, e ja digo que não é.

Pior do que o serviço é depender da tecnologia para reparar os erros que acontecem.

Nessa viagem em lua de mel reservei um hotel pelo Booking. Tudo certo, data certa, quarto escolhido, cartão cadastrado e na hora de apertar o “confirma” recebi uma mensagem de débito no cartão e uma caixa de texto no app dizendo que o quarto selecionado não mais existia, para procurar outro.

Como assim? Você debitou do meu cartão o valor não reembolsável da estadia e agor, Como fico?

Me dei conta do risco da operação quando derrepente vi o dinheiro ir embora sem que haja no booking canal direto para retorno.

Estranho ne? Existe no aplicativo uma area de suporte que tem como pre requisito selecionar o hotel objeto do suporte. Bem, no meu caso não existia vez que a reserva não foi feita portanto os itens iniciais do pedido de suporte como confirmação da reserva, e-mail com os dados e pagamento não existem e não se aplicam a mim.

Derrepente a experiência de reservar um quarto e ser o senhor do meu destino virou um caos. Porque não liguei para o hotel pessoalmente e marquei o quarto sem aplicativo.

Essa tarefa no passado delegada a agente de viagem hoje renegada aos usuários de aplicativos esta longe de ser bem realizada.

Sem qualquer auxílio pelos menus que me assistem no aplicativo e depois de perceber que estava chegando à exaustão, localizei uma caixa de suporte que abria uma interface similar a do SMS.

E naquela pequena caixa de texto disse que estava em trânsito, havia selecionado um quarto no hotel tal e depois da confirmação e debito pelo booking recebi uma mensagem via app informando que estava cancelada.

Depois de algum tempo recebi uma mensagem dessa vez do customer center solicitando, em prosseguimento ao atendimento, que fosse informado o codigo de reserva.

Sera que não leram? (Nao) havia dito que não recebi codigo de reserva apenas fui debitado do valor da estadia pelo booking.

A resposta seguinte, passado uma hora concluiu que como o hotel havia recebido R$ 0,00 não haveria o que restituir.

Nesse momento a paciência ja vai sendo perdida, posto que ninguém realmente leu a mensagem e assinou o e-mail. Respondi pela terceira vez informando que por óbvio o hotel não havia recebido valor pois o debito e cancelamento veio do booking.

Nessa resposta tive o insight de pegar o e-mail de resposta que parece uma chave criptográfica @sabe-la-quem-e-qual-dominio e colei a foto do debito do cartão.

Quando então veio outra mensagem dizendo que não se tratava de debito e sim pre autorização. Como assim? O valor consta la na fatura meu limite foi comprometido portanto paguei essa estadia.

Somente então recebi um e-mail horas depois dizendo que pena o hotel não aceitou a reserva, quer tentar novamente.

Não! Quero sair correndo gritando cade o meu dinheiro. Dedo no cu e gritaria. Chute porrada e bomba. Ainda que nenhum desses desejos se pudessem realizar a resposta assinada “booking” encaminharam outro e-mail informando que dariam início ao procedimento de estorno e que o valor retornaria de 7 a 12 dias.

Perverso isso, então ele cobra pela venda do que não existe, segura o dinheiro por um tempo sem qualquer ônus e responsabilidade.

Voltando a caixa de mensagem do primeiro atendimento escrevi que a resposta não era satisfatoria. Poderiam até creditar o valor na carteira do app (e todo mundo ta criando uma wallet) ou me devolvam de IMEDIATO, afinal estava em trânsito e contava com o estorno para fazer frente ao novo hotel.

Precisei encaminhar outros 7 emails, colocar o ecadeamento das mensagens ate receber um código de devolução para informar o cartão e solicitar por lá a devolução.

O que consegui em horas com muito desgaste tem gente que não consegue.

Final do dia somos muito prejudicados pela falta de responsabilidade dos aplicativos que se monetizam as custas dos outros, pessoas e empresários.

Ate quando? Vamos repensar?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s