Porque não gosto mais da Apple! E acho que todos deveriam esquece-la ao menos no Brasil.

Não é de hoje que sou cliente Apple. Lembro bem o primeiro ipod, do notebook que adquiri e que veio instalado com Mac OS Leopard.

Naquela época tudo era mais fácil. Ainda que tivesse menos funcionalidade e extrema incompatibilidade com outros sistemas, havia menos atualização de software, tudo era mais rapido, tranquilo e estável.

Como cliente acompanhei de perto a evolução do iPhone, iPod. Também vibrei e detestei o iTunes. Demorei para acostumar com o menu diferente da suite office e por aí vai.

Depois de algum tempo acostumei e tudo se acomodou. Alguns anos depois vieram os MacBook brancos, grande febre, e junto com eles a maior campanha de migração de plataforma ja visto por mim.

Parecia natural ver a migração. Eu mesmo a epoca comprei e tive duas atualizações do pro, voltei ao AIR e la fiquei até a extinção do modelo de 11 polegadas. Hoje sou um infeliz renegado ao modelo de 13 polegadas que é um trambolho para quem se acostumou com o de 11.

Pior do que perder o elan com a marca pela evolução, e cito por exemplo o teclado que piorou muito na suposta evolução pela falta de profundidade das teclas e agora esta um pouco melhor, é na assistência técnica que somos realmente desvalorizados.

Fato que a Apple trata seus clientes no Brasil como lixo. Nenhum respeito e zelo conosco tem.

Temos muita dificuldade para marcar horário na loja oficial do Rio. Pior frustração que essa (as vezes demora dias) chegamos na loja com horario marcado e aguardamos hora na fila. Não somos importantes, nosso tempo ali não interessa.

Ja na chegada passamos por uma triagem irresponsável, segundo a qual se faz uma falsa fila. Ja cheguei com antecedência e me pediram para sair da fila porque não estava no meu horário. Ja esperei na fila no meu horário e pessoas que estavam na fila depois foram atendidas antes porque estavam retornando.

O atendimento incompetente da Apple se equipara a postura tirana e autoritária do Governo. Os atendentes da porta que nos atendem com poucas palavras, extremamente limitados na argumentação quando questionados se limitam a afirmar que “a ordem veio la de dentro”.

E quando voce está la dentro escuta um singelo desculpa pela atitude do funcionário vamos falar e ponto final. Não há nenhum meio de registro e de reclamação. Sabe porque ? Porque a marca esta pouco se lixando para voce.

Quem mandou você comprar um telefone caro que cheio fica lento e da defeito sem conserto? Quem mandou voce comprar um apple tv que trava, do nada desliga e a única Assistencia é ela vender na base de troca outra unidade pela metade do preço de uma nova e incomparável a sua.

É tudo descartável, um lixo enquanto durar. A empresa passou a doutrinar por serviços e bandeiras seus clientes e os tornou reféns, não de sua tecnologia e sim de da sua politica de uso e serviços.

Olhando para traz de nada adiandou comprar aplicativos que ficaram sem suporte e compatibilidade com sistemas posteriores. Dinheiro jogado fora e ainda tenho equipamentos obsoletos para usar esses apps porém a loja já não tem ne?!

A Apple consegui fazer do trackpad um local enigmático e chato, varias funções inúteis são habilitadas automaticamente em seus sistemas que na realidade não nos ajudam e sim nos prejudica.

Contribui a Apple para a idiotização das pessoas na doutrinação de seus sistemas, mais voltados a venda de serviços do que a função.

Não vejo nada de bom na Apple Music, na chatisse que é dizer não trezentas milhões de vezes a assinatura. Prefiro quando quiser usar música por assinatura usar o Spotify e vou continuar a usar ate a Apple parar de encher o saco.

Itunes match foi na onda da Laura Pausini, se fuè e junto com ele qualquer chance de integração de música minha a biblioteca comprada. Sim, compro música ate hoje porque acredito que valorizando artista pela aquisição de obra é mais produtivo do que torna ele refém da cultura de massa. Ainda que hoje olhe para traz e cada vez mais aumenta a insegurança de quanto tempo terei acesso as músicas pela política inconveniente de massificação de seus outros serviços pela Apple.

Nada se compara ao desleixo pelo qual trata o cliente na hora de assistência tecnica. O minuto que voce precisa usar é o início do fim. Ainda que segregado em filas, a fila de retorno de equipamento para buscar um novo pois o antigo não tem conserto é inadmissível.

De igual forma aguardar 40 minutos para ser atendido para pagar um equipamento velho novo é imperdoável.

E a papelada que se assina para concordar com a política da empresa que é tudo ou nada muito encomoda.

Curioso como uma empresa de tecnologia pode ser tão incompetente e ineficiente para realizar um atendimento pessoal e de assistência técnica.

Talvez não. No fundo a culpa é minha. O sistema é esse. Os produtos pioraram. Os computadores fazem atualização de sistema na mesma frequência que voce olha para o telefone e a noção que por ser cliente de uma marca como a Apple me credenciaria para ter atendimento diferenciado, rapido e eficiente é uma lenda.

Portanto a Apple é uma empresa do passado. Hoje não é melhor que nenhuma outra, e a política de rebanho não agrega nada. Nem mesmo os produtos homologados nas lojas justificam o preço.

Não fui feliz na troca de 2 baterias de iphone 7 pelo tempo e falta de paciência para aturar tamanho desrespeito. Igualmente infeliz na troca de um iphone 5 por estufar a bateria, 3 iphone 6 por igual defeito. Ainda que fosse baratinho a bateria em nenhuma ocasião fui rapidamente atendido.

Levar telefone para o conserto é humilhante. Cheguei a ouvir que teria que pagar, e o telefone poderia não funcionar, correndo o risco ao final de ter um aparelho inoperante. Ou seja, pior do que foi levado.

Hora de abrir o olho, ver o quanto a política de serviço e de apelação a bandeiras esta de fato aprisionando pessoas do que libertando de sua capacidade produtiva. Prefiro fotos nítidas das cameras de outrora do que a doutrinação de efeitos borrados por exemplo.

Pois é, acho que o meu tempo de Apple acabou, a indústria que perceber isso e facilitar a transição ta ganhando.

Por um tempo quando comprei o blackberrie 10 e foi plenamente compatível com o sistema não senti nenhuma falta da empresa. Alegria durou pouco e o telefone descontinuado.

Estou na torcida por dias melhores. Não necessariamente na Apple, uma hora alguém ha de triunfar.

Espero!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s