Educação codificada

Ando reparando a enorme quantidade de reclamações de pais sobre a linguagem dos filhos. Me lembro que ha décadas anos atrás quando estive na politica, o debate era sobre a necessidade de alimentar a criança, e a necessidade de colocar ela em uma escola/creche para ter acesso a um determinado número de palavras.

Esse debate hoje não existe. A fome não passou. A educação não chegou. Contudo os palavrões, o jeito informal e meio chulo chegou, ao que parece em definitivo.

Junto com ele a observação que muitas crianças são secadores de bateria de celular. Estão atentos a essa tela e aos sinais que ela apresenta como pensamos e respiramos essas palavras.

A banalização do viver, pela utilização em excesso e desregrada do dispositivo que não educa, não ensina, não instrui é uma nova realidade a qual não me adapto.

Confesso que acho muito estranho ouvir de meu companheiro chamar a siri para saber do tempo, e ate mesmo localizar seu celular.

Tarefas simples que exigem stamina acabam sendo delegadas a tecnologia, e não estamos exercitando a massa cinzenta ociosa outrora acionada até mesmo para decorar número de telefone com algo produtivo.

Retirar de criança telefone celular é declarar guerra a sua existência. De outro lado entrar na igreja e assistir fieis e padres utilizando celular, seja para acompanhar a biblia, seja para nele lembrar as anotações, ou até mesmo para transmitir aquele momento, é prova que essa tecnologia é indelével a existência humana.

E o que estamos fazendo com a educação? Ela em razão desse avanço se liquefez. Seus conceitos embora inalterados não resistiram a utilização em massa da tecnologia.

O que antes ja foi um luxo, como videogame, computador, de uma época que eles não transmitiram e sim eram codificados, hoje em dia é utilizado em massa. E estão ensinando ou corrompendo do adulto a criança.

E o que estamos fazendo a respeito? Como vamos melhorar isso? Quantas gerações estamos perdendo em razão disso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s