O cabaço do debate e um painel de falsidade

Hoje fui a TV Globo assistir pela primeira vez, bem de perto, um debate eleitoral ao vivo ao lado do Rodrigo Maia.

Debate realmente nao foi porque o formato do programa proposto pela emissora lamentavelmente nao permite a exposicao de temas e interação entre eles da maneira que esperamos, o produto final com todo respeito foi um show de candidatos a prefeito no formato de perguntas e respostas, ao vivo, naquele horario tarde da noite para ninguem ver ou dar imporancia mesmo.

Afinal é inconcebível que a rede globo, emissora que é, tenha priorizado a exibição do show de novela que é a comedia Gabriela em detrimento de um programa, cujos candidatos tem propostas, para, sob a visao de sua equipe, mudar o rio e a vida das pessoas.

Nao canso de rir, e depois me indignar, com o fato que a personagem supostamente má e feita por uma pessoa do showbiz que é soft, de mal não consegue passar nada, para quem conhece a historia e a serie original resta nada senao uma grande frustração.

Mais vamos ao debate, fui parte do time de ouro que sao os 10 participantes que tem acesso ao camarin… Cegamos cedo, assistimos a carminha matar o max enquanto se falava de politica, do cotidiano e amenidades, em meio a uma mesa de salgados, refris, nespressos, enfim toda pujança que somos naturalmente acostumados a receber, tal como aquela por exemplo, que muito recebi quando viajava pela varig.

Cinquenta pessoas e solicitações depois fomos para o debate e fui barrado, me dei conta que a TV funciona mais ou menos na mesma bagunça que é o jeito brasileiro, afinal, estava sem cracha e mesmo assim fui do estacionamento para dentro do camarim e de la para a porta do estudio mais nao entrei, sem chance, sem alternativa retornei para a saleta, não sem antes ser barrado no corredor, afinal como explicar a presença de um estranho no meio do mato? E historicamente seguranças viram ignoranças, ainda mais quando estao na emissora.

Mais uma boa alma apareceu, sinto muito nao ter perguntado o nome dela para agradecer pessoalmente a gentileza. Essa pessoa quando soube me disse: vem comigo, bem pertinho, que ninguem vai barrar… o que fiz sem pensar e dessa vez entrei no estudio no jeitinho brasileiro, me senti o proprio tom hanks naquele filme que nos deixa 2 horas esperando ele sair do aeroporto.

Agora cá para nós, esse formato de debate, que de debate nao tem nada, tem que mudar, cansou… Pergunta, resposta, replica, treplica, cacilda niguem pode simplesmente falar? Burocratico, vaidoso e complicado, como pode? Todo mundo tem que dar uma palavra e repeti-la? E porque todos os candidatos nao sao filmados simultaneamente? Como faz a globo no BBB? Porque centralizar a camera num candidato?

Caras, bocas, risos, deboches e olhares, palmas e berros se ocorridos dentro do debate tem que fazer parte do debate, em carater integrante, daí porque, acho melhor filmar todo mundo junto, com o devido respeito para os que mudam, ou reagem com alteração, e proibir menos, deixar mais manifestação democratica… Mais nada disso há, fiquei ate o final do debate..

E realmente nao cola, por melhor que seja o corpo tecnico da emissora, o formato batido de ontem realmente nao cola, razao pela qual aconteceu tarde e me pergunto se fica por isso mesmo.

Valeu a companhia, valeram os compromissos, estou certo que da parte de cá tudo foi feito as claras + compromisso e dedicação, e espero para os proximos uma interacao com twitter, internautas e mudança no programa que esta artificial e que o show de lugar a um programa objetivo de debate onde realmente os telespectadores consigam fazer suas perguntas e extrair mais dos seus candidatos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s