O estudo da lingua portuguesa revela que o uso do porque é um assunto muito discutido e polemico, tem várias formas e significados diferentes.
Muito mais importante do que saber como e quando escrever os porques é entender o poder que o porque desempenha na vida das pessoas.
Para os menos atentos ja vou logo avisando: o porque abre portas e ativa programação dentro das pessoas, porque todo mundo espera um porque de alguma coisa como por exemplo:
1) não raras vezes no supermercado uma pessoa pede para furar a fila do caixa porque tem 5 produtos e voce 50
2) no elevador a historia se repete, quem ja não pediu para entrar na frente porque é 1 voce esta em um grupo.
3) na politica recentemente um sem prestígio, sem lei, sem moral e com muita cara de pau subiu no plenario e disse que era inocente porque mentiu e não fez o que disse iria fazer ou porque se culpado fosse de ter mentido deveriam ter preso o protagonista da historia.
Enfim, em tempos estranhos, de moral baixa, de valores eticos e morais relativados, tudo o que se acrescenta um porque vira uma poderosa arma de barganha e propaganda.
Conclusao: além das 4 maneiras de escrever o termo, o porque tem um poder sobre as pessoas muito maior do que a escrita pode dizer, sorte a da sociedade que na sua grande maioria não tolera desvios e falta de ética porque é justa, honesta, educada, acredita na bondade das pessoas e principalmente no sistema, ainda que tarde no pior dos mundos esse não falha.