Vale ou não Vale?

É chocante a declaração do Presidente da Vale que a empresa “joia da coroa” não pode ser condenada.

Apesar de tudo, afirma isso, talvez para salvar sua própria pele no que poderá ser o primeiro julgamento a condenar executivo de empresa na responsabilidade por um crime. É medíocre o valor sugerido a título de doação que camufla o valor de indenização.

Ha tempos afirmo aqui que a vida não tem preço, ja a indenização tem. E isso se aplica a todas as atividades empresariais.

Veja por exemplo uma passagem de ônibus Rio-SP, no seguro obrigatório a perda de um dedo equivale a coisa de 1-2 mil reais. De igual forma, quando a Vale esta propondo pagar 100 mil para quem tem vítima, 50 mil por conta da destruição sa casa e 15 para todo mundo, não está fazendo favor nenhum. Bom lembrar que doar é o ato de dar um bem próprio a outra pessoa, geralmente alguém necessitado, ou a instituição, e nesse caso não existem pessoas necessitadas nessa concepção da palavra não.

O que existe é um crime, de ação ou omissão de pessoas empoderadas pela empresa cujo dono esta em igual processo de liquefação para salvar sua própria pele. Pessoas morreram, partes da cidade foram para sempre desfeitas, trabalho agrícola foi perdido, muitos valores do que os tornam brasileiros foram subita e tragicamente arrancados de suas vidas e sequer um pedido condizente de desculpas até mesmo pela morte dos funcionários da empresa por seu presidente que em nenhum momento entendeu ou reconheceu o luto pela perda de seus funcionários.

A sirene engolfada, o escritorio abaixo da barragem, tudo minunciosamente organizado para não deixar rastro do crime. E os políticos para livrar sua pele instauraram uma CPI. Sem demérito a esse procedimento porque tantos outros pedidos foram arquivados??? só os de repercussão ou só aqueles que tem potencial lesivo em razão de suas bancadas? tudo um mar de lama que conta de fato com a lentidão da justiça.

Ruy Barbosa ja havia dito que justiça tardia não é justiça e sim injustiça qualificada, o que espero não seja o destino do presidente da vale, de sua diretoria e de todos aqueles que contribuiram para a degradação do meio ambiente, agricultura e contaminação do Rio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s