O Monteiro Lobato e a democracia.

Li com muito espanto uma notícia veiculada essa semana sobre o debate no STF se há ou não racismo no livro do Monteiro Lobato usado nas escolas.

Como pode? aquele cujos livros aprendi a ler, aquele cujos livros me deram o gosto pela leitura e quando não tinha um livro por perto bastava ligar a TV e assistir o Sitio do Picapau Amarelo.

Realmente não consigo entender como aquele que me ensinou a ter amor e respeito por tudo e todos, aquele cujas historias fizeram parte do conteúdo programático da minha infancia agora é acusado de racista.

Caberá ao STF como órgão composto de representantes eleitos indiretamente pelo povo, no sistema democrático que vivemos, a resposta a esse questionamento, assim como o fez na questão das cotas, em um julgamento que resultará em ganhadores e perdedores.

Eu li Monteiro Lobato, e não sou racista, tive a felicidade de ter uma boa educação do tipo que esta muito em falta hoje em dia, do tipo que me ensinou a fazer análise e interpretação de texto através do estudo da lingua e diversas formas e figuras de linguagem, algo esquecido junto com os acentos hoje em dia, em prol de que? da unificação por baixo das pessoas? ou na defesa do preconceito linguístico? aliás porque essa questão não foi levada ao STF até hoje e se foi porque continuamos pregar os livro, nos é até os dias de hoje.

Vejo que vai demorar algum tempo até o governo preceber o déficit que terá com todos, pela politica que empregou na educação e a solução esta longe de cantar “não atire o pau no gato” tampouco pular palavras de livros, ou deixar de cantar aquelas marchinhas de ontem… a solução é ensinar, educar, esclarecer e capacitar os atuais educadores que não tem tido sucesso ou não estão sabendo, de fato, trabalhar toda a tematica por trás da história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s