Valorize seu voto, nao vote branco ou nulo porque sao excluidos e candidato se elege com menos

Comparecer a urna e votar em branco ou nulo é uma ação que não vale o esforço, porque o voto nao é computado na contagem final e o resultado pratico: elegemos candidatos com menos votos.

Ah, e se todo mundo a excecao de um votar nulo ou branco, elege um candidato com um voto.

Votar é uma obrigação constitucional do cidadão que nos iguala no exercicio da codadania.

Então se voce tem orgulho de ser brasileiro e carioca a ponto de comparecer a urna, vote! e aqui vai uma dica:

Vote sem medo de errar, vote sem medo de perder porque o debate das ideias e o cumprimento do dever civico é o que nos motiva, é o que pode libertar gente e mudar a vida das pessoas.

A democracia impoe escolher um ou alguns, tudo bem, se voce nao concorda e nao quer votar em ninguem, esquece a votacao e paga a multa depois, afinal, ainda que obrigatorio…. nao votar custa pouco, bem menos do que a indecisao ou o favorecimento de outros pelo voto branco ou nulo.

RECIPROCIDADE: é dando que se recebe… e pega!

Não importa quem, quando, como e qual valor envolvido, essa noção ja esta em voce. Entendo que de uma forma geral é um aspecto inerente a existência e sobrevivência do ser humano na terra e que, de fato, para uns é um meio de vida, pode render dinheiro…. para outros, apenas um instrumento para melhorar o trabalho, pensar nos outros.

O Facebook mostra objetivamente como essa programação funciona bem na vida das pessoas, pois através dele vejo que muitos desejam feliz aniversario para os que conhecem e os que não conhecem. Seja qual for o motivo e intenção, pela reciprocidade observo que as mensagens enviadas recebem, com frequencia, uma resposta em agradecimento.

Somos ensinados desde pequeno a ser reciprocos com outros e com a vida, por exemplo, não raramente escuto de pessoas que na hora de comemorar aquela data especial elas vão chamar fulano, cicrano e beltrano porque foram lembrados por eles na comemoração anterior… ou porque tem interesse em receber um convite de um ou de outro para uma determinada ocasião.

Nada contra, acho que o problema acontece quando isso se amplifica a ponto de interferir na essencia das pessoas…. estas, alteradas, passam a viver focadas tão somente para dar,  receber e coletar reciprocidade, banalizando as relações humanas.

Faz parte da existencia, da cultura, do desenvolvimento… certamente, através da reciprocidade podemos pensar e planejar o futuro, podemos querer coisas boas para tudo e todos desde que, como “o porque” esse conceito seja bem entendido e, como tudo na vida, utilizado com moderação por todos.

assine pela vida

o que deveria existir para colaborar com o governo na pesquisa se tornou um sistema de tercerizacao ilegal de mao de obra objeto de todo tipo de denuncia… a Justiça faz lentamente o seu papel, podemos ajudar fazendo o nosso:

http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/6184

Porque é importante escolher um bom vereador…

Os trabalhos na Camara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro vão mal, é o que mostra a revista veja dessa semana, sem citar nome especifico de parlamentar, para não virar pecuínha, apenas faz algumas constatações que nós eleitores não temos como perceber.

Uma boa forma de se informar no que se refere aos parlamentares eleitos é pesquisar no google “tranparencia fulano de tal” ele nos remete ao site excelencias que informa em resumo:

1) dados gerais (nome / cpf / cargo atual / cargos anteriores / partidos ja filiados dentre outros)

2) Ocorrencias no tribunal de justiça e tribunal de contas… aqui o cidadão vai as forras, tem acesso direto ao site do tribunal e, em muitos casos, constata com perplexidade as mazelas que vive no dia-dia, tem processo contra secretário em exercício que o Oficial de Justiça não consegue localiza-lo.

3) Noticias genéricas no jornal (atenção a possível homonimia entre os candidatos)

4) Matérias Legislativas – de fundamental importancia porque revela se a produção parlamentar é relevante ou não… vereador convocado pelo prefeito geralmente é 0 porque não trabalha, pelo menos para o que foi eleito, então porque se elegeu ja que não é pre-requisito… aqui a verdade aparece, custe a quem doer, e clicando na seta a direita o site mostra todos os projetos dos candidatos, uteis e inuteis.

5) bens declarados a justiça eleitoral – esse tópico revela os steve jobs parlamentares brasileiros, alguns são visionarios no que se refere a compra de terrenos, outros titulos do tesouro, dinheiro em espécie, apliações, enfim, ainda que sub-avaliado o patrimonio pessoal de cada um porque o Imposto de Renda não permite reavaliação algumas declarações são realmente confusas…

Então antes de votar pesquise se o candidato trabalha, comparece as sessões, propoe leis para todos os fluminenses, procure saber se o seu candidato tem trabalho relevante, se tem processo contra ele, se as leis que faz são relevantes…

Se nao esta seguro, de chance a outro, vote sem medo, vote pesquisando, só através do voto vamos mudar a sociedade, saír da cidade da propaganda e melhorar o rio de janeiro.

O Monteiro Lobato e a democracia.

Li com muito espanto uma notícia veiculada essa semana sobre o debate no STF se há ou não racismo no livro do Monteiro Lobato usado nas escolas.

Como pode? aquele cujos livros aprendi a ler, aquele cujos livros me deram o gosto pela leitura e quando não tinha um livro por perto bastava ligar a TV e assistir o Sitio do Picapau Amarelo.

Realmente não consigo entender como aquele que me ensinou a ter amor e respeito por tudo e todos, aquele cujas historias fizeram parte do conteúdo programático da minha infancia agora é acusado de racista.

Caberá ao STF como órgão composto de representantes eleitos indiretamente pelo povo, no sistema democrático que vivemos, a resposta a esse questionamento, assim como o fez na questão das cotas, em um julgamento que resultará em ganhadores e perdedores.

Eu li Monteiro Lobato, e não sou racista, tive a felicidade de ter uma boa educação do tipo que esta muito em falta hoje em dia, do tipo que me ensinou a fazer análise e interpretação de texto através do estudo da lingua e diversas formas e figuras de linguagem, algo esquecido junto com os acentos hoje em dia, em prol de que? da unificação por baixo das pessoas? ou na defesa do preconceito linguístico? aliás porque essa questão não foi levada ao STF até hoje e se foi porque continuamos pregar os livro, nos é até os dias de hoje.

Vejo que vai demorar algum tempo até o governo preceber o déficit que terá com todos, pela politica que empregou na educação e a solução esta longe de cantar “não atire o pau no gato” tampouco pular palavras de livros, ou deixar de cantar aquelas marchinhas de ontem… a solução é ensinar, educar, esclarecer e capacitar os atuais educadores que não tem tido sucesso ou não estão sabendo, de fato, trabalhar toda a tematica por trás da história.