Mac X arquivos digitais: a questao do backup

Em tempos de extinção do papel e digitalização de documentos, agora mais do que nunca temos que nos preocupar com o tipo, qualidade e armazenamento dos arquivos digitais por um motivo bem simples e obvio: alguns filhos únicos de situações passadas nao tem como ser refeitos.

Aí entra a questão do backup, que nada mais é do que uma copia de segurança para garantir a integridade e prevenir eventual falha mecânica (hardware), de software ou humana do arquivo, ou seja, é a camisinha da relação homem x maquina.

O ponto de partilha é a escolha de dois tipos de backup, dentre os varios hoje existentes, porque nada mais seguro do que ser redundante na proteção. Tenha em mente que alguns sao pagos, outros sao gratuitos, o critério geralmente tem correlação com a quantidade de dados armazenados.

Para o Mac voce pode optar pelo Time Machine, um meio bem pratico que pode ser configurado de varias formas, quais sejam, voce pode simplesmente acoplar um HD externo ao micro; esse HD externo pode ser ligado a um roteador tipo airport (express ou extreme) e finalmente voce pode considerar a compra do Time Capsule que é um roteador com o HD integrado.

A escolha para qualquer um dos casos depende basicamente do fator custo x beneficio de acordo com a sua disponibilidade. Por definição, o programa realiza backups dos arquivos alterados a cada hora ate encher o HD, quando entao começa a apagar os antigos em detrimento dos mais recentes.

Outra alternativa é realizar o backup através de programas de terceiros do tipo Cabon Copy que nada mais é do que um clonador de HD para que um segundo, com os mesmos arquivos e informaçao, seja utilizado no lugar do defeituoso.

Por fim, recentes sao os serviços que utilizam espaço em servidores externos para armazenar e disponibilizar “na nuvem” os arquivos em tempo real. Existem serviços como o Backblaze que cobram nada mais do que 5 dólares por mês para cada computador e disponibiliza um espaço ilimitado para armazenagem de todo e qualquer arquivo com as seguintes possibilidades de restauro: via internet em arquivo ZIP ou dependendo do tamanho eles podem enviar um pen drive ou hd externo, o que voce optar e pagar.

Em qualquer dos casos, certo é que o procedimento nao é rapido, pelo contrario, tudo requer algum tempo entao nao esqueça, apos a escolha do serviço, de relaxar e aproveitar a escolha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s