Passado, presente e futuro…. e a nossa parte!

Uma década de lixo televisivo se passou, entre BBB, Ídolos, A fazenda e casa dos artistas, dentre outros que em muito escureceram os nossos lares. o telecurso deixou a tv, o patati foi para patata, gato Felix e a turma do garibaldo aposentados e o castelo ra ti bum quem sabe na terra do nunca provavelmente deu lugar a um empreendimento imobiliário e desenvolvimento urbano, com sorte sem noticia de consumidor lesado e imposto roubado.

Pois é, vivemos no elo perdido, perdidos entre as lembranças, a cultura, os valores e tudo aquilo de bom que aprendemos e vivemos no passado, presos no futuro do amanha conduzido de forma beligerante pelos que hoje nao sei como influenciam ou tem influencia em pessoas, meios de comunicação, para ser mais explicito: radio, revista e TV.

Seja qual for o formato escolhido pelo ouvinte, leitor ou telespectador, o principio básico da obtenção de informação e veiculação de historia, fatos, pensamentos implica no exercício básico de escrita e fala, fatores outrora tao valorizados e que hoje estão em declínio ou marginalizados, o que demonstra, em termos práticos que nao atingiram o propósito, melhor atenção ou importância por quem deveriam ter obtido no uso, exercício de fixação de conceitos e normas, isto mesmo, o Estado Brasileiro.

A educação é de uma forma geral abaixo da media e de cabeça erguida, lemos e assistimos o caos todos os dias em que valores sao postos a prova e esquecidos ou justificada a omissão como obrigação ou desculpa na explicação e solução de problemas. Vamos ao teste:

Quem nao conhece pessoas humildes na fala e escrita que sao mais ricas em educação no conceito moral e cívico? Qual a diferença destas em relação aos mais remunerados cujas escritas e palavras levaram ao gasto, desperdício de dinheiro e atos de imoralidade e improbidade?

O que nos une nesse universo desigual é o fato que o ser é uma espécie em desenvolvimento, seja qual (e como) for a sua educação, escolaridade ou nível social e tipo de trabalho, o bom é inimigo do ótimo, o pior é inimigo do ruim e no final todos nos pagamos a conta na recuperação do prejuízo ainda que sob forma de imposto e aumento de custo, pavor dos que para a economia trabalham e do sistema dependem, resquício de um passado de indexação mais presente no hoje e necessário no futuro do que nunca.

Enfim faz parte da genética usar os conceitos do passado na construção de futuro melhor para si e para os outros, tanto roubo, tanta decepção e humilhação revelam que a lição do passado nao foi essencialmente aprendida pelos que hoje tem influencia e ditam as regras do futuro, ainda que nao saibam ler e escrever (sociedade já provou que isso nao é fundamental) fato é que a luta e as conquistas do passado serão historia no futuro e aqueles que faleceram em busca da cura pela disbete, pelo HIV, estabilização da moeda, aposentadoria digna para todos, serão mais uma lenda dos tempos novos que virão… e nao estarão aqui para nos lembrar disso.

Maos a obra, o que hoje você fez para se orgulhar de estar fazendo a sua parte? Adote e divulgue essa idéia, a solução para muitos problemas esta cada vez mais dentro de si do que na espera a solução deles.

Ser ou nao ser como é a questao?

Funcionamos e percebemos as coisas ao nosso redor atraves de 5 sentidos basicos: o tato, o olfato, a audicao, o paladar e a visão. Todos presentes no corpo, fruto de em um processo de engenharia original (ou divina) cada um com o seu desafio…. 20 dedos distribuidos entre 2 maos e 2 pes comandam “onde e como”. 2 olhos acima da boca entre um nariz comandam “o que é” e os ouvidos nas laterais comandam o “quem”.

Sem descanso e no ritmo non-stop esses receptores nao param de fornecer informacoes em tempo real ao cerebro que comanda o corpo…. Interessante notar que a literatura e ciencia tornaram facil explicar o seu funcionamento ainda que isolado ou em conjunto, e a historia se encarregou de nos mostra ate onde a confusao de sentidos pode nos levar, por outro lado ninguem consegue descrever o sentido por tras disso.

Pois é funcionamos na base de órgaos, alimentados por sentidos, interligados por nossas entranhas que juntos completam o nosso SER. Este se desenvolve todo o dia, toda a hora e tem a duracao media de uma vida para exteriorizar o que pensamos, eis a dificuldade.

IRMAO

O irmão é a primeira pessoa – e primeiro amigo – que voce tem na vida (ou pelo menos deveria ter) porque só ele é capaz de entender as qualidades, e manias, que temos um pelo outro. Ate mesmo aqueles que não se encontram e não conversam tanto quanto gostariam continuam amigos (e irmãos).

FATO: Não importa o que voce for e o que fizer, seu irmão será sempre o mesmo até o final então trate de entende-lo e de valoriza-lo porque a vida passa, a eternidade do hoje pode durar pouco e quando acaba, vai rápido e deixa saudades.

 

Aparecida

Ontem fui a Aparecida basicamente para agradecer tudo aquilo que pedi e nao veio. Tivesse eu recebido a graça dos pedidos que outrora fiz minha vida nao seria a mesma, certamente diferente, menos madura e menos verdadeira.

Ja posto a foto quando estava na rampa.

20120422-131233.jpg

como pode? justiça por igual com 2 pesos e 2 medidas?

Percebo uma diferença gritante no cumprimento de lei entre publico e particular por varios motivos, dentre eles, que no Brasil, as leis sao feitas e descumpridas sem o menor pudor.

As leis aqui não inspiram medo que é um dos fatores inerentes ao cumprimento e observância, tome por exemplo os EUA: jogar papel na rua é proibido porque senão voce pode ser multado. Da mesma forma, não pagar aluguel nos Estados Unidos legitima o proprietário ir a delegacia e solicitar o despejo de quem não paga que é rapidamente executado (ou despejado) pela polícia sem delongas. La você só joga o lixo fora nos locais apropriados e paga a conta no vencimento… porque?

Na prática, dois particulares podem evitar a briga se um tem medo do poder do outro mais em relação ao Estado isso não se aplica no Brasil porque ninguém aparentemente tem medo do que o Estado pode fazer daí porque diz-se tudo termina em pizza.

Por outro lado temos bons advogados, um sistema que permite a interposição de muitos recursos e uma justiça afogada em processos, receita que acaba estimulando a corrupção e viabilizando a impunidade.

Alem disso, tem a anistia concedida pelo estado em alguns assuntos, que se constitui no passe livre a ilegalidade, por exemplo, na area do transito em que durante muitos anos a multa fica mais a pontuação cai e o motorista pode cometer o delito denovo…. area fiscal, essa nem se fala, durante anos todos tem a chance de parcelar seu imposto com programa de refinanciamento ainda assim muitos não parcelam e deixam aumentar a divida.

O reflexo disso é “o numero”… numero que, quando desfavorece quem paga, este só analisa o que lhe é favoravel no conjunto, estimula o sistema contra o sistema.

Nada contra (e nem cabe a mim julgar) mais nesse contexto em que nem mesmo o ex presidente temeu a lei quando se mudou levando absolutamente tudo o que julgou ser seu (ainda que recebido em funcao de sua representação perante o estado brasileiro) vejo que a cultura em algum momento banalizou esses valores e o que seria a evolução ensinou errado.

É… temos um longo caminho pela frente, vamos começar?