como pode? justiça por igual com 2 pesos e 2 medidas?

Percebo uma diferença gritante no cumprimento de lei entre publico e particular por varios motivos, dentre eles, que no Brasil, as leis sao feitas e descumpridas sem o menor pudor.

As leis aqui não inspiram medo que é um dos fatores inerentes ao cumprimento e observância, tome por exemplo os EUA: jogar papel na rua é proibido porque senão voce pode ser multado. Da mesma forma, não pagar aluguel nos Estados Unidos legitima o proprietário ir a delegacia e solicitar o despejo de quem não paga que é rapidamente executado (ou despejado) pela polícia sem delongas. La você só joga o lixo fora nos locais apropriados e paga a conta no vencimento… porque?

Na prática, dois particulares podem evitar a briga se um tem medo do poder do outro mais em relação ao Estado isso não se aplica no Brasil porque ninguém aparentemente tem medo do que o Estado pode fazer daí porque diz-se tudo termina em pizza.

Por outro lado temos bons advogados, um sistema que permite a interposição de muitos recursos e uma justiça afogada em processos, receita que acaba estimulando a corrupção e viabilizando a impunidade.

Alem disso, tem a anistia concedida pelo estado em alguns assuntos, que se constitui no passe livre a ilegalidade, por exemplo, na area do transito em que durante muitos anos a multa fica mais a pontuação cai e o motorista pode cometer o delito denovo…. area fiscal, essa nem se fala, durante anos todos tem a chance de parcelar seu imposto com programa de refinanciamento ainda assim muitos não parcelam e deixam aumentar a divida.

O reflexo disso é “o numero”… numero que, quando desfavorece quem paga, este só analisa o que lhe é favoravel no conjunto, estimula o sistema contra o sistema.

Nada contra (e nem cabe a mim julgar) mais nesse contexto em que nem mesmo o ex presidente temeu a lei quando se mudou levando absolutamente tudo o que julgou ser seu (ainda que recebido em funcao de sua representação perante o estado brasileiro) vejo que a cultura em algum momento banalizou esses valores e o que seria a evolução ensinou errado.

É… temos um longo caminho pela frente, vamos começar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s