Há algum tempo venho percebendo o quanto muitos cariocas são levados ao engano através de propaganda que não lhe é nada util porem ocupa sua vista.
Fato: somos governados por pessoas medíocres tanto no pensamento quanto em ação.
Voltamos a viver no Rio aquela velha formula pre olimpica que o importante é ter o povo feliz, logo vamos arrumar aí um evento internacional e um show.
O carrinho de mercado estava vazio, não havia nada melhor ou disponível alem da cop20 que convenhamos para a grande maioria dos cariocas, ou a exceção de quem planejou o evento e esta politicamente engajado, não serve para nada.
Posto de saúde na Barra com estoque baixo de remédio e outras medicações simples em falta nos hospitais voltaram a ser constantes.
A luz ascende quando se percebe que o RJTV virou uma especie de ouvidoria do governo, e que ao invés de cobrar e dar informações, faz a ponte para qualquer burocrata do governo repetir o mesmo discurso blah blah blah.
Os exemplos sao muitos. Tempos atrás o prefeito ficou dois dias na tv pedindo para os cariocas não sair de casa por conta da chuva que não veio. Melhor culpar a chuva do que assumir a responsabilidade pela falta de limpeza das vias pluviais para dizer o minimo.
A propaganda do Rio melhor para os senhores feudais da Zona Sul segue a passo largo, e se alimenta de grande ironia e desrespeito ao dinheiro como por exemplo foi o recapeamento do aterro do flamengo, ou a interdição de São Conrado num trecho bom para colocar asfalto profundo.
A politica de pao e circo continua na certeza da impunidade porque o povo esta feliz, porque empresa de onibus patrocina evento privado como se o serviço fosse bom ou como se devesse alguma coisa.
No fim do dia somos todos refens dessa politica ai.
Milhões de dólares são gastos para comprar o povo brasileiro pagando uma artista internacional em detrimento dos talentos brasileiros. A polêmica não para por ai afinal ninguém vem para fazer o show sem ter um lugar para hospedar. Nada melhor do que o Copacabana Palace, um jogo de carta marcada.
O legado olimpico se resume a transformação da praia de copacabana em palco de show, reserva de espaço no quiosque, ambulantes e por ai vai.
Nenhum dos equipamentos olímpicos serviram para organizar essa algazarra, talvez porque todos estejam em local distante. Nenhum dos centros de convenção, ate mesmo o sambódromo conseguiram abrigar o publico do show no Brasil, enquanto no mundo segue em estadios com bilhete comprado.
Porque o show nao importa, em poucos meses vamos ver a propaganda daquele que, admito, sabe fazer, sabe sambar na cara da sociedade, é sarcastico em relação a mae e continua ai impune porque asfixiou toda oposição.
Derruba meia duzia de barracos para ofuscar o fato que pedem voto em área de milicia, porque sao bonzinhos portanto autorizados. Sem vergonhas!!!
Depois reclamam da criminalidade enquanto lidam com representantes eleitos as custas desse sistema. Sou contra a milicia no entanto aceito o representante eleito com orientação dos milicianos, porque ali tem dono. O mesmo que manda no dia dia e até viaduto constrói sem o governo derrubar.
O maior projeto de educação dessa gestão foi transformar a antiga gama filho em um parque. Porque dar educação? Porque investir em educação?
Sao esses e muitos outros exemplos que explicam trinta anos depois do primeiro voto nao ter a realidade do carioca melhorado. No fim do dia politico tem foro privilegiado, tem processo anulado e prescrito ao invés de ser julgado, tem muita sujeira ai jogada para debaixo do tapete e um povo querendo, somente, sobreviver, sem ambição, com a pouca saúde e educação que a politica lhe da,
Ainda que a vida seja dura, por vezes cruel, se os governantes tivessem o mínimo de temor a Deus a realidade seria bem diferente.
Bem vindos ao castelo das ilusões, bem vindos ao Rio de Janeiro!!!
