Vivemos uma realidade complexa no Rio.
Seja de carro ou a pé, não temos segurança e não andamos tranquilos. Transporte publico então nem se fala, é outro capítulo ruim a parte.
Some isso ao empobrecimento das pessoas, ao achatamento da classe media cada vez menos proporcionamos as pessoas condições de vida para viabilizar a travessia de classe.
Enquanto alguns poucos burgueses viajam e cumprem as regras impostas pelos países mais civilizados, no Rio viram selvagens.
Uns porque já estao convictos que a realidade não vai melhorar, outros assim o fazem no instinto de sobrevivência.
Seja como for, ando questionando muito a criatividade de alguns jornalistas. Parece que fazem de tudo para dar ênfase a notícia pelos motivos mais toscos possíveis.
Vejam bem o exemplo das matérias em torno da piscina em LED e pedalinhos em imóveis situados em comunidades.
Não é novidade, nem é a primeira vez que um pedalinho vira noticia, e quem usa… é chamado de ladrao.
Cinco anos atrás tivemos o exemplo do atual presidente no sitio que diz não ser dele, na boa e velha repetitiva prática ensinada pelo Paulo Maluf que por anos dizia não ter nada e ser inocente ate se preso com muita idade.
No fim do dia à condução da política influencia mais o povo do que se pode imaginar. Se o exemplo supremo é de uma pessoa no mínimo enrolada, o povo vai aos poucos se adaptar e adequar ao exemplo.
E fato é que a presença de LED é insignificante.
Moradias em comunidade com tarifa social, trafico ou milícia se tornou padrão. Da mesma forma a ausência de critica e reeleição daqueles que se elegem as custas da esperança do hum terço que vota é um absurdo.
O Rio não tem o privilegio de ser uma cidade dominada por feudos. Muitos de seus políticos estão há muito tempo no gabinete sem renovação, cuidam de si antes mesmo do povo, e usam o povo para permanecer no lugar.
Como chegamos a isso? Porque o trafico e a milicia existem. Porque falta agua e tem gato no esgoto? Porque os rios são poluídos? E onde esta a consciência das pessoas para tentar eleger quem não esta, tentar melhorar o ecossistema que seja cuidando também de quem esta proximo.
Isso é o que desejo a todos.

