Liste três livros que influenciaram você. Por quê?
Acho que os livros que mais me influenciaram foram aqueles lidos na escola porque me ajudaram a refletir desde cedo sobre o que sou e quem sou.
“Senhora”, um romance de José de Alencar, conta a história de Aurélia, uma jovem rica e bonita, mas que sofre preconceito pela sua origem modesta. Ela é rejeitada por seu amado, Fernando, que se casa com outra mulher para obter riqueza e prestígio social. Determinada a conquistar o amor de Fernando, Aurélia torna-se uma empresária de sucesso e rica. Quando ela encontra novamente Fernando, agora arruinado financeiramente, ela oferece-se para casar com ele em troca de sua lealdade e amor. O romance é uma crítica social sobre a hipocrisia, preconceito e materialismo que eram comuns na sociedade brasileira do século XIX.
Quando li esse livro cursava a quinta serie do então Colégio Padre Antonio Vieira e mudou profundamente a forma pela qual passei a olhar algumas coisas na vida. Porque passei a olhar para o lado e ver meus colegas de classe diferente. E me percebi diferente do contexto.
Foi quabdo me dei conta que estudava no Colegio Padre Antonio Vieira, escola tradicionalmente conhecida por acolher pessoas ricas e com prestígio social. Até então não sabia o que significaria isso, porque nunca me vi pelo prisma de ser filho de pai rico. A família era – e sempre foi – criada na base do trabalho, e la em casa bem cedo meus pais ensinaram que a minha unica obrigacão pelo menos ate atingir a maioridade era estudar, depois trabalhar.
Onde então caberia tempo para as tarefas normais do tipo que os amigos do colegio fazem? não vou viajar para Angra ou Itaipava para o final de semana? e porque teria que viajar se de fato tinha em casa tudo o que precisava? E nas férias, o que faria?!
Se bem que antecipei aqui o efeito da desconstrucao que havia sido iniciada a partir da leitura do livro Menino no Espelho de Fernando Sabino
“O Menino no Espelho” é um romance autobiográfico escrito por Fernando Sabino. A história é sobre um menino chamado Fernando, que vive no interior de Minas Gerais, e que passa por diversas aventuras e descobertas em sua infância. Ele começa a questionar a sua própria identidade ao perceber que o seu reflexo no espelho tem vida própria. A partir daí, o menino inicia uma jornada de autoconhecimento e descoberta, que o faz amadurecer e compreender melhor a si mesmo e ao mundo que o rodeia. Com uma linguagem simples e coloquial, o livro aborda temas como infância, família, amizade e identidade, de forma poética e nostálgica. “O Menino no Espelho” foi considerado um clássico da literatura brasileira para jovens e adultos…
A vantagem de ser criado ao redor dos livros foi essa, basicamente, desde pequeno tive acesso a muitas palavras. Tempos depois percebi o quanto isso foi importante, alias, se hoje consigo escrever esse blog com algum poder de sintese certamente fui ajudado pela literatura que li durante a vida.
“A Morte de Quincas Berro D’Água” é um livro escrito por Jorge Amado, publicado em 1958. A história se passa em Salvador, na Bahia, e segue a vida de Joaquim Soares da Cunha, mais conhecido como Quincas Berro D’Água, um ex-funcionário público que, após uma vida de deboche e excessos, passa a viver como mendigo e frequentador dos bares e da vida boêmia da cidade.
Após sua morte, seus familiares tentam enterrá-lo de acordo com as normas sociais e religiosas, mas seus amigos da vida boêmia resolvem homenageá-lo com um enterro no mar. A partir deste conflito, o livro aborda temas como a marginalização social, a diferença de classes e valores culturais, além das relações familiares e entre amigos.
“A Morte de Quincas Berro D’Água” é uma crítica social ao sistema brasileiro e reflete a sensualidade e a paixão, tão características na obra de Jorge Amado… sabe la se hoje e um livro autorizado..
