A próxima vítima pode ser voce. Crime virtual corre solto.

Décadas atrás, muito muito muito antes da autorização de uso pessoal e comercial da Internet, quando a ligação de um computador a rede mundial para tarefas do dia-dia parecia algo muito distante da nossa realidade, aprendi a lidar com vírus de computador.

Basicamente era uma espécie de programa, que carregava um código e ao ser executado, replicava a informação nos demais arquivos do computador. Ao final, na hipótese de exito, utilizou-se na falta de uma definição, como metáfora a expressão infecção como se fosse um vírus.

E por falta de definição, essa expressão perdurou por muito tempo, como também o ícone do diskette 💾 como meio de salvar o arquivo.

Nunca entendi ao certo o motivo para a criação de um vírus. Seria para divertir alguém? passar uma mensagem de vulnerabilidade em algum sistema? Sabotagem?

Fato é que os algoritmos evoluiram. A expansão da computação, dos programas e linguagem também. Não parou por ai, a aparência do computador sofreu uma mudança drástica. Passou fisicamente do aspecto de um mastodonte que funcionava a base do diskette, para a um dispositivo que cabe na palma da mão.

O vírus também evoluiu, e graças a ele (para ser compreensivo e otimista) o mundo passou a investir em segurança cibernética.

Logo logo se tornou bastante comum a utilização de software especializado para combater esse mal, fomentado por pessoas que tem conhecimento especializado na teconologia da informação.

Assim nasceu o Hacker, aquela pessoa que consegue ultrapassar obstáculos impostos pelos sistemas de segurança no mundo moderno. E os computadores de antes se tornaram com o advento da rede um sistema.

Basta estar on-line que esse risco aumenta exponencialmente.

O resultado pratico dessa equação para pessoas leigas no dia de hoje é a proliferação de denúncia de invasão. Assim é que um Hacker entra no seu e-mail, e através dele descobre senhas, acessos e sistemas a ele ligado.

De posse do e-mail, ele consegue redefinir senhas, ainda que esse sistema exija o envio de mensagem, muitas vezes são por pessoas olhadas inocentemente, e quando abrem espalham o codigo do vírus no computador:

A solução nunca vem a tempo. Além da angústia de não ter acesso a nada do que é seu, é preciso fazer um boletim de ocorrência na delegacia especializada em crimes cibernéticos.

Outra decepção, o marco da internet no Brasil na minha opinião é uma farsa. Serve para Juiz tirar do ar na hora que quer, quando voce precisa outro não entende, não atende, demora, fora os entraves de ter que acessar um advogado e ir a justiça.

E você fica como??? Angustiado, impotente, assiste a sua vida digital ruir junto com alguns aspectos da real. Inegável que o dia dia de muitos funciona através desses sistemas que volta e meia precisam de um link para o banco, taxi, mídia social e por ai vai. Fora os arquivos do trabalho.

Pode piorar? A moda agora é pegar sua foto, suas informações, foto de sua família e pedir resgate em bitcoin.

Tem como se prevenir? Para aqueles que mandam virus que se instala no telefone sem qualquer tipo de ação não. Qual a probabilidade de um super hacker resolver fazer voce como vítima? Muito pequena. Então porque todo mundo tem um amigo com uma história de alguém próximo hackeado?

É preciso tomar alguns cuidados.

Para quem usa midia social mantenha suas informações visiveis apenas para si mesma. Não divida com todo mundo nem as tone públicas. Entendo que fazem parte do cotidiano de muitos então para inicio de conversa faça uma senha segura , ou seja, algo entre 13 e 21 caracteres usando letras maiúsculas, minúsculas, numero e simbolo.

Quando foi a última vez que verificou a privacidade e segurança do e-mail?! para inicio de conversa, tenha um e-mail em um provedor de confiança. Nada de usar um hospedado em lugar que não tem estrutura. Na dúvida fique com os grandes tipo Microsoft, Google e Apple. Ou contrate uma hospedagem em um lugar seguro para eliminar a chance do provedor ser hackeado. Sabe aquela senha conhecida por voce do e-mail pense em trocar já.

Para quem vive on-line não esqueça a regra básica de não clicar em links, abrir e-mail, mensagem e sms de recuperação de senha ou qualquer outra atividade da internet. Lembre-se que basta o hacker enviar uma mensagem para a plataforma que voce usa para personificar a máxima curiosidade matou um gato

REGRA GERAL não diga a ninguém, nunca qualquer senha, nem de brincadeira. Para todos os sites que tem disponível habilite autenticação em dois fatores. Basicamente uma forma de assegurar a autenticação da senha por um dispositivo e/ou aplicativo.

Além disso, não atenda ligação de número suspeito, não forneça qualquer informação pessoal ainda que seja de setor anti fraude. Desligue e use as informações que lhe é de conhecimento. Não pague o boleto, não atenda os e-mails de processo, receita, até mesmo de seus parentes. Um telefonema e confirmação de voz resolve, apesar de que a sociedade digital não gosta de chamada de voz.

Não consegue imaginar uma senha existem programas bons hoje em dia, ate o telefone ajuda nisso, guarde na pasta segura do telefone e vai estar ok.

Seja qual for a hipótese, não salve a senha no navegador. Ainda que sejam seguros, os navegadores são a porta de entrada para qualquer hacker. Salvar a senha no navegador é o mesmo risco de salvar os dados do cartão. Para que? Se você não deixa ele na rua para qualquer um ver não deixe armazenado no computador. Jamais. Canso de ver gente falando que aconteceu depois que comprou nesse ou naquele site. Repita não compre de site barato, de qualquer site ou daqueles que só aparecem nos links patrocinados.

O barato custa caro. Já avançamos muito no que podemos usar de graça. Se pode pagar não insista em versões de graça.

Não responda SPAM. Se não pediu apaga e esquece.

Bem essa e a cultura de quem não quer ser invadido pelas razões óbvias. Se voce ja passou por isso reveja os procedimentos tente entender da onde vem o inimigo para fechar a porta. E sim, nunca ceda a extorsão e outros crimes e palavras jocosas, deixe para a autoridade e confie na justiça.

O Brasil chegou onde chegou por falta de confiança das pessoas nas instituições e processos, precisamos nos engajar, participar e cobrar para mudar!

Deixe um comentário